PARA SE SAIR BEM EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO LEMBRE-SE QUE A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA, NO GERAL AS ENTREVISTAS NÃO SÃO MUITO PRODUTIVAS. ESTUDOS MOSTRAM QUE, QUANTO MAIS O ENTREVISTADOR GOSTA DO ENTREVISTADO MAIORES SÃO AS CHANCES DE CONSEGUIR O EMPREGO. PORTANTO AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO CURRÍCULO PASSAM A NÃO TER MUITA IMPORTÂNCIA, O QUE FICA É A IMPRESSÃO QUE O ENTREVISTADO CAUSOU NO ENTREVISTADOR.
PESQUISAS INDICAM QUE OS PRIMEIROS 15 SEGUNDOS DE UMA ENTREVISTA SÃO VITAIS, ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO TERÁ UMA SEGUNDA CHANCE DE CAUSAR BOA PRIMEIRA IMPRESSÃO, PORTANTO EM UMA ÚNICA ENTREVISTA VOCÊ TEM QUE SE DESTACAR POR COMPLETO, SE NÃO NADA FEITO PORQUE ATÉ 90% DA OPINIÃO DOS OUTROS A SEU RESPEITO SERÁ FORMADA NOS PRIMEIROS 4 MINUTOS, E 60% A 80% DO IMPACTO QUE VOCÊ CAUSARÁ SERÁ NÃO VERBAL. PORTANTO SUAS ATITUDES SERÃO MUITO AVALIADAS E QUESTIONADAS, OU SEJA, SUA ABORDAGEM, SEU APERTO DE MÃO E SUA LINGUAGEM CORPORAL GERAL SERÃO MAIORES RESPONSÁVEIS PELO RESULTADO DE SUA ENTREVISTA. DICA: SE QUIZER SER UM EXCELENTE ENTREVISTADO FOQUE-SE NA PRIMEIRA IMPRESSÃO E NÃO ESQUEÇA DE COLOCÁ-LA EM PRIMEIRO LUGAR.
OUTRA DICA: GESTICULE MENOS PARA QUE A ENTREVISTA SEJA UM SUCESSO! PESSOAS DE STATUS ELEVADO USAM MENOS GESTOS DO QUE AQUELAS DE BAIXO STATUS, OS PODEROSOS QUASE NÃO TÊM NECESSIDADE DE SE MOVER. PESSOAS CALMAS, SERENAS E QUE MANTÊM AS EMOÇÕES SOB CONTROLE, USAM MOVIMENTOS CLAROS, PRECISOS E DELIBERADOS. SE QUIZER CAUSAR UMA BOA IMPRESSÃO VOCÊ DEVE SE MANTER CALMO E REDUZIR SEUS MOVIMENTOS AO MÍNIMO POSSÍVEL. QUANDO SE TRATA DE GESTICULAR EM ENTREVISTAS, MENOS É MAIS. ABAIXO SEPAREI UMA LISTA COM 5 COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE NUNCA FAZER EM UMA ENTREVISTA OK? ENTÃO VAMOS LÁ E BOA SORTE!
1. Não use cavanhaque. Mesmo que esteja na moda, o cavanhaque inconscientemente causa má impressão em pessoas de mais idade por causa da associação subliminar com a
figura do diabo. Nos filmes de Hollywood, os vilões costumam usar cavanhaque para
parecerem mais assustadores.( para homens)
2. Nunca encha demais sua pasta. Isso fará com que você pareça desorganizado.
3. Nunca se sente em um sofá baixo, desses que afundam, porque fica parecendo que você tem pernas gigantes e uma cabeça pequenininha. Se for inevitável, sente-se com as costas eretas na beirada do assento para poder controlar seus gestos e sua linguagem
corporal.
4. Evite falar demais. Os profissionais que exercem cargos importantes se comunicam de
maneira eficaz utilizando frases curtas e objetivas. Portanto, evite falar sem parar.
Isso é especialmente importante em entrevistas feitas por telefone, uma vez que o
único dado que o entrevistador tem para analisá-lo é o que você diz.
5. Nunca dê um aperto de mão por cima da mesa. Ao se aproximar de uma mesa retangular, dê um passo à esquerda, para evitar receber um aperto de mão com as palmas viradas para baixo, o que imediatamente o colocaria em uma posição inferior.
Nenhum comentário:
COMENTE