FAMÍLIA OLFATIVA
Um perfume é uma combinação única de notas que resultam em determinado aroma. Muito comum é sentirmos o perfume e não conseguirmos identificar todas as notas, ou às vezes, nenhuma. Os perfumes são classificados em famílias e subfamílias olfativas. Isto se deve à predominância de certas notas na composição do produto, o que os confere personalidade própria.
Conheça as sete famílias olfativas, oficialmente reconhecidas.
1. AMADEIRADO
Têm em sua composição algumas misturas de madeira que resultam em aromas mais secos e menos adocicados. Possui toques de canela, terra ou tabaco, normalmente com notas naturais mais picantes.
Elegância e discreta sedução combinam com acordes amadeirados: sândalo, cedro, patchuli (secos e vibrantes).
2. AROMÁTICO
Resultantes de um coquetel de ingredientes, as fragrâncias aromáticas primam pela mistura de aromas cítricos, lavandas e muitas vezes especiarias orientais.
Ousadia, exuberância combinam notas modernas como flores brancas e tangerina, com aromas rústicos como lavanda, madeira e verdes.
3.CÍTRICO
Fragrâncias leves e marcantes. Perfeitos para o dia-a-dia, os cítricos marcam presença com notas de laranja, limão, mandarim e algumas notas de madeira. A fragrância ideal para o clima predominantemente quente do Brasil.
Frescor, energia e disposição combinam com acordes cítricos: bergamota, limão, laranja e mandarina.
4.FLORAL
A mais popular família olfativa, resultante da mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Podem ser apresentadas em suas formas puras ou com toques orientais ou especiados.
Romance, delicadeza e feminilidade combinam com acordes florais: rosas, jasmim, lírio-do-vale e violeta.
5.FRESCO
Limpo e refrescante, o perfume fresco mistura notas cítricas com notas naturais, como relvas e folhas verdes. Extremamente refrescante, apresenta, geralmente, notas marinhas.
Suavidade e Frescor combinam com sálvia, alecrim, tomilho, lavanda e menta.
6.FRUTAL
Um verdadeiro coquetel natural, os perfumes com notas frutais são resultantes da mistura de pêssegos, morangos, e algumas notas cítricas. Mas, diferente dos cítricos, nessa família predominam as notas mais doces, mantendo sempre muita leveza e frescor.
Suavidade e Frescor combinam com sálvia, alecrim, tomilho, lavanda e menta.
7.ORIENTAL.
Sofisticados, chiques e elegantes. Os orientais primam pela exuberância de notas quentes e picantes, como baunílha, canela e orquídeas.
Suavidade e Frescor combinam com sálvia, alecrim, tomilho, lavanda e menta.
QUAL O SEU PREFERIDO?
Nenhum comentário:
COMENTE