segunda-feira, 20 de junho de 2016

# DICAS DE SAÚDE # dormir bem

DORMIR BEM PARA VIVER MELHOR

UM DESCANSO REPARADOR GARANTE DISPOSIÇÃO, ALÉM DE FAVORECER O METABOLISMO, A MEMÓRIA E A PRODUTIVIDADE.NOS ÚLTIMOS TEMPOS O SER HUMANO TEM DORMIDO CADA VEZ MENOS E ISSO TEM COMPROMETIDO NÃO SÓ A ROTINA COMO TAMBÉM A SAÚDE, TER SONOLÊNCIA DURANTE O DIA SIGNIFICA QUE A QUALIDADE E A QUANTIDADE DO SONO NÃO ESTÃO SENDO SUFICIENTES PARA SUPRIR O DESCANSO. COMO DEFINIR UMA BOA NOITE DE SONO E SEUS BENEFÍCIOS? VEJA ABAIXO AS EXPLICAÇÕES QUE AJUDAM A EXCLARECER A IMPORTÂNCIA DE UM DESCANSO REPARADOR.

Beautiful girl sleeps in the bedroom, lying on bed

O TEMPO DE CADA UM

A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO CONSEGUEM DORMIR AS OITO HORAS RECOMENDADAS PELOS MÉDICOS, TEMPO NECESSÁRIO PARA RESTAURAÇÃO DO ORGANISMO, TEM PESSOAS QUE DURMAM POUCO E MESMO ASSIM SINTAM-SE BEM E TAMBÉM HÁ PESSOAS QUE MESMO DURMINDO O TEMPO SUFICIENTE SENTEM-SE CANSADAS E SEM DISPOSIÇÃO,O TEMPO IDEAL DE SONO É VARIÁVEL DE PESSOA A PESSOA, A MAIORIA FICA RESTAURADA COM OITO HORAS; OS QUE DORMEM POUCO E SE SENTEM RESTAURADOS COM APENAS 6 HORAS DE SONO; E OS QUE DORMEM MUITO QUE SE SENTEM RESTAURADOS COM DOZE HORAS DE SONO.


DIFERENTES FASES E PROCESSOS RESTAURADOR

DIVIDIDOS EM ETAPAS, OS ESTÁGIOS DO SONO SE INTERCALAM POR TODA A NOITE, A FASE NÃO REM ( COM AUSÊNCIA DE MOVIMENTOS OCULARES ) É CONSTITUÍDA PELOS ESTÁGIOS 1 E 2 QUE CORRESPONDEM AO SONO LEVE, E O ESTÁGIO 3 QUE CORRESPONDE AO SONO PROFUNDO OU SONO DE ONDAS LENTAS, SENDO O RESPONSÁVEL PELO PICO DE LIBERAÇÃO DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO, RESTAURAÇÃO DE MICROTRAUMAS, ENTRE OUTRAS FUNÇÕES COMO FAVOREVER TODO O PROCESSO DE RESTAURAÇÃO FÍSICA.
NO PERÍODO REM  ( MOVIMENTOS OCULARES RÁPIDOS) OCORRE NA MAIORIA DOS SONHOS E PARTE DA CONSOLIDAÇÃO DA MEMÓRIA, POIS É NESSE MOMENTO QUE O CÉREBRO TRABALHA  E FIXA TODAS AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS AO LONGO DO DIA.


PRIVAÇÃO X SAÚDE

DORMIR MENOS QUE O NECESSÁRIO ACARRÉTA EM SINTOMAS COMO DÉFICIT DE ATENÇÃO, ALTERAÇÕES DE MEMÓRIA E SONOLÊNCIA AO LONGO DO DIA, COMPROMETENDO SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, AUMENTANDO O RISCO DE ACIDENTES, COMO OS DE TRABALHO E OS DE TRÂNSITO POR EXEMPLO; A QUANTIDADE DE SONO DEVE SER SUFICIENTE PARA MANTER A QUALIDADE DE VIDA E PARA MANTER A PESSOA EM ESTADO DE ALERTA ADEQUADO CONDIZENTE COM O DESEMPENHO DAS TAREFAS COTIDIANAS. A PRIVAÇÃO DO SONO DIMINUI O RITMO DO METABOLISMO, REDUZ A QUANTIDADE DE LEPTINA HORMÔNIO QUE INIBE O APETITE, ESTIMULANDO A PRODUÇÃO DE GRELINA, HORMÔNIO QUE FAZ AUMENTAR A FOME E ISSO FAZ COM QUA A PESSOA SINTA MAIS VONTADE DE INGERRIR ALIMENTOS QUE PODE LEVAR À OBESIDADE, OUTRO RISCO QUE PARA AS PESSOAS QUE PASSAM A NOITE EM CLARO É DE SE TORNAREM MAIS PROPENSAS A FICAR DIABÉTICAS, POIS O SONO IRREGULAR AFETA A PRODUÇÃO DE INSULINA, AUMENTANDO OS NÍVEIS DE GLICOSE NO SANGUE. OUTRA QUESTÃO MUITO IMPORTANTE: NAS CRIANÇAS A PRIVAÇÃO DO SONO REDUZ A LIBERAÇÃO DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO E NOS ADULTOS PREJUDICA A RENOVAÇÃO CELULAR, RESULTANDO EM UM ENVELHECIMENTO PRECOCE E ENFRAQUECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO.


COMPORTAMENTO DE ACORDO COM A IDADE

A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE HORAS DE SONO VARIA DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA, UM RECÉM NASCIDO DORME EM MÉDIA DEZESSETE HORAS UMA CRIANÇA DE 1 ANO EM TORNO DAS QUATORZE HORAS, AOS CINCO EM TORNO DE ONZE HORAS. OS ADULTOS EM TORNO DE SETE À OITO HORAS, O IDOSO DIMINUI A NECESSIDADE DE SONO EM RELAÇÃO À QUANTIDADE QUE DORMIA ANTERIORMENTE COM UM SONO MAIS FRAGMENTADO, JÁ NA ADOLESCÊNCIA DE MODO GERAL PRECISA DORMIR MAIS QUE OS ADULTOS,POIS É COMUM NESSA FASE QUE O CICLO DO SONO SOFRA ALTERAÇÕES POR CONTA DAS ALTERAÇÕES HORMONAIS; EM MÉDIA OS ADOLESCENTES NECESSITAM DE NOVE HORAS OU MAIS DE SONO.


GOSTOU DO ARTIGO?COMENTE E COMPARTILHE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE

LOJA